sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dúvidas importantes sobre Anticoncepcional (pílula)!



Infelizmente as adolescentes de hoje não têm ainda liberdade para um papo aberto sobre a vida íntima com os pais. Em geral recorrem à conselhos de amigas e muitas vezes acabam correndo sérios riscos, tanto de gravidez quanto - e principalmente - de doenças. A busca pelo anticoncepcional correto é parte disso, porém o contraceptivo não evita que você contraia doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. A melhor dica, como sempre, é consultar um ginecologista; só ele, através de exames e conhecimento poderá te indicar alguns remédios para testar a compatibilidade.

Anticoncepcional engorda? Dá estrias e celulites?

Essa é uma dúvida muito comum entre as jovens, e a resposta é SIM. O anticoncepcional é um conjunto de hormônios que podem trazer efeitos colaterais, como o aumento de apetite e retenção de líquidos no corpo, além de tontura e outras tantas conseqüências durante o período em que se toma. Justamente por esse motivo deve-se consultar um ginecologista, que indicará o anticoncepcional que menus agirá negativamente no seu corpo.

Qual melhor anticoncepcional? Qual pílula devo tomar?

Existem muitos nomes, como Femiane, Diane, Microdiol, Harmonet, Gynera, Minulet, Mercilon, Diminut, Feminina, Micropil e outro tanto. Porém o que se adapta melhor com uma mulher pode não se adaptar tão bem com outra. O melhor anticoncepcional é o que te dá menos reação, porém sem perder a eficácia. Outra coisa comum de acontecer é que o organismo acostuma com os componentes da pílula, e substâncias que impediam dores de cabeça e outros sintomas perdem o efeito.

Esqueci de tomar anticoncepcional um dia, o que faço?

A pílula deve ser tomada diariamente e sempre em horário próximo (sempre de manhã, sempre à tarde ou sempre à noite). Se você se esquecer de tomar um dia, mas lembrar com 12 horas de atraso, o efeito se manterá. Caso o período passe de 12 horas, deverá utilizar proteção adicional (camisinha) até o fim da cartela.

A Pílula é perigosa?

A pílula é particularmente perigosa para os adolescentes menores de 17 anos. Ela contém um poderoso hormônio que afeta a principal glândula encarregada de coordenar o processo de crescimento. A pílula pode impedir que seus ossos se endureçam como deveriam, pode deixá-lo estéril, pode impossibilitar você de engravidar futuramente quando desejar ter um filho, e pode causar flebites (inflamação nas veias) ou trombose (formação de coágulos nos vasos sanguíneos). Inclusive, de acordo com as investigações, a pílula reduz a acidez da vagina (que ajuda a combater os vírus) e debilita o sistema imunológico. Muitas infecções da bexiga e as herpes infecciosas não parecem ceder, a menos que a mulher infectada deixe de tomar a pílula.


Referências Bibliográficas


http://www.wcdonalds.com.br/utilidades/anticoncepcional-pilula-qual-tomar-faz-mal-engorda-preco.html


Anticoncepcional (pílula): qual tomar, faz mal, engorda, preço. 05/06/2009

http://www.ancomarcio.com/site/publicacao.php?id=18464


Segundo pesquisas, camisinha e anticoncepcionais fazem mal às adolescentes. 05/06/2009





Nenhum comentário:

Postar um comentário